Governador "esconde" relatório da Boston

O Banco de Portugal contratou, a 18 de Fevereiro de 2015, uma conhecida consultora internacional, a Boston Consulting Group, para fazer "consultoria estratégica". Há dias fui ter com o meu grupo e não se falava de outra coisa! Então o Senhor Governador Carlos Costa não sabe que não se escreve "consultoria", mas sim "consultadoria"? Ó Carlos, isso nem parece seu, tão bem penteado e arranjadinho e depois dá erros deste calibre? Nem o jornalista caixa de óculos que lhe escrevia editoriais encomiásticos no Diário Económico o salva deste vexame?

Bom, vamos ao conteúdo porque os meus amigos deram-me o "sumo" todo. Na data que referi o Governador do BdP adjudicou - por ajuste direto - um contrato para "aquisição de serviços" considerados estratégicos pelo regulador pela módica quantia de 910 mil euros (mais IVA). Até ao dia de hoje, e já estamos em 2018, não se conhecem as conclusões do estudo dos especialistas norte-americanos. Segundo me contaram no Guincho no outro dia, o relatório tem informação relevante sobre o processo que levou à queda do Grupo BES, inclusivamente em relação aos atos de gestão da era do Ricardo. O Diogo e o Bernardo, amigos meus de longa data (estiveram comigo no Ultramar), dizem-me que os tipos da Boston Consulting Group teceram considerações algo abonatórias em relação ao Ricardo e sua equipa. Que bomba!

Então o Carlos Costa, que também conheço de alguns círculos mundanos onde nos cruzámos, esconde esta pérola da opinião pública? Qual será o motivo para o Governador do BdP ter um tesouro destes que nem aos Deputados da Nação, perante muita insistência (eles conseguem ser chatos, por vezes), mostra? Ó Senhor Governador, veja lá se não quer pôr à prova a sua mais recente contratação, uma jornalista especializada em Banca que foi buscar ao Jornal de Negócios? Dê-lhe o relatório para ela trabalhar, como fazia com os relatórios e contas dos bancos.

P. S. - A ilustração desta bela peça, feita depois de um bom gin e umas tapas, mostra bem o que lhes conto. A "bomba" vai rebentar na mão do Governador e sus muchachos...


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O triângulo “circunstancial” Carlos Alexandre, Orlando Figueiras e os Vistos Gold

Lesados viram-se contra Carlos Costa e NovoBanco

Centeno aperta “cerco” a Carlos Costa