"Resolução ao BES foi uma solução catastrófica"


Na semana passada, estava ali na Garrett com a Pureza, no Estoril, a folhear o semanário do Chico Balsemão, quando vejo uma entrevista do meu caro amigo Pedro Rebelo de Sousa. Para meu espanto, o irmão do Presidente da República, afirmou categoricamente que a Resolução ao BES foi uma solução destruidora do sistema. Pois bem, tinha ficado com a sensação que já o tinha visto a afirmar exatamente o contrário. 

Isto porque, o meu caro amigo Pedro Rebelo de Sousa, foi administrador do Haitong (ex-BESI), 2 anos pós Resolução. Logo a seguir à saída intempestiva do Zé Maria Ricciardi. Será que só depois da sua passagem pelo Haitong mudou a sua opinião acerca do lado obscuro da Resolução. Se bem me lembro, a saída do Pedro do Haitong coincidiu com um período muito conturbado dentro do banco, que se preparava para avançar com um aumento de capital de cerca de 340 milhões de euros e a que se juntou, a conversão em capital social de um instrumento financeiro subordinado de 80 milhões de euros. Agora é presidente da Assembleia geral do MilleniumBCP

O que me choca é que 4 anos e 25 mil milhões de euros depois, o Novo Banco ainda apresenta prejuízos, o problema dos lesados desencadeado pelo Banco de Portugal ainda não está resolvido. Mais, ainda ninguém me explicou a real necessidade de liquidar o BES. Parece só agora começa a ser nítido dados os testemunhos influentes de pessoas como o meu caro amigo Pedro, que a Resolução ao BES foi uma catástrofe para a economia portuguesa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O triângulo “circunstancial” Carlos Alexandre, Orlando Figueiras e os Vistos Gold

Lesados viram-se contra Carlos Costa e NovoBanco

Centeno aperta “cerco” a Carlos Costa