Governo exige acesso imediato ao relatório da Boston Consulting Group



O clima desconfiança entre o Governo e o Banco de Portugal tem vindo a aumentar nas últimas semanas. O Primeiro-Ministro terá mesmo pensado em pedir a cabeça de Carlos Costa, porém, o BCE interviu. Deixando no ar que o melhor era deixar o Senhor Governador do Banco de Portugal terminar o seu mandato, uma vez que o processo de destituição demoraria mais de um ano. Soube inclusivamente, por fontes próximas do Governo, que o desaire na Caixa Geral de Depósitos não só causou alarme em Portugal, como no resto da Europa. E mais uma vez, surge o nome do actual Governador do Banco de Portugal. Tanto na história da Caixa Geral de Depósitos, como na história do BCP e das offshore ou na Resolução ao BES e Banif. 

Assim, e no intuito de antecipar a próxima tempestade, o Governo terá já pedido ao Banco de Portugal o relatório da Boston Consulting Group, de forma a avaliar se o processo de Resolução poderia ter sido evitado, um vez que os governos inglês, Italiano e espanhol assim o fizeram. No fundo, António Costa quer ter a certeza que as medidas impostas pelo Banco de Portugal, no período pré-resolução, não foram catalisadoras no processo da queda do Banco Espírito Santo. Por outro lado, em cinco anos houve uma degradação brutal das condições económico-financeiras das PME, isto porque a banca, seguindo directrizes do BdP, abrandou a concessão de crédito, estrangulando por completo as empresas que dependiam diretamente do apoio à tesouraria para sobreviver. Com a resolução ao BES, também se “resolveu” a maior carteira de PME sob gestão em Portugal, deixando milhares de empresas em insolvência.


Mais, não nos podemos esquecer que vamos entrar em período pré-eleitoral e, o problema dos lesados ainda não está totalmente resolvido. O Governo de António Costa quer saber se os 25 mil milhões de euros que desapareceram da economia portuguesa, consequência da Resolução ao BES e, os cerca de 8 mil milhões de euros injectados no NovoBanco, foram uma opção política ou uma medida concreta de estabilização do sistema bancário português.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O triângulo “circunstancial” Carlos Alexandre, Orlando Figueiras e os Vistos Gold

Lesados viram-se contra Carlos Costa e NovoBanco

Centeno aperta “cerco” a Carlos Costa